Produtos Veículos
ORÇAMENTO0 produtos

Notícias automotivas


COMPARTILHE

QR Code

Visualize em seu smartphone, tablet ou dispositivo móvel com a leitura do QR Code.


Dúvidas? Entre em Contato

TROCA DO FILTRO DE AR DIMINUI EM 40% AS EMISSÕES DE POLUENTES DOS CARROS

T- T T+

A peça suja compromete o funcionamento do motor e também faz aumentar o consumo de combustível Medida simples, como a troca do filtro de ar danificado, pode resultar em uma redução dos níveis de emissão de poluentes em até 40%. Foi o que constatou a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), durante o programa "Operação Inverno 2007", realizado em caminhões.

Os motoristas da capital, no entanto, já podem antecipar a vistoria na peça, já que a partir de 2008, a frota de cinco milhões de carros que circula na cidade terá de passar pelos mesmos testes de inspeção veicular obrigatória.

De acordo com o Relatório de Qualidade do Ar no Estado de São Paulo, os veículos representam 98% das emissões de gases tóxicos que poluem o ar da Região Metropolitana de São Paulo.

Filtro de ar

Composto por fibra de papel celulose especial, ele é responsável por filtrar o ar proveniente do ambiente externo que será misturado com o combustível e assim fazer o motor funcionar. A mistura do combustível, com esse ar livre de impurezas, garante performance adequada do motor em termos de potência e consumo de combustível e ainda protege o meio ambiente. "No entanto, a utilização exagerada desse filtro irá comprometer o funcionamento do motor e implicará, necessariamente, numa emissão descontrolada e exagerada de gases.", alerta o coordenador do GMA - Grupo de Manutenção Automotiva, Antônio Carlos Bento.

Os estudos de fabricantes de filtros de ar revelam que quando a peça está em bom estado gera economia de 10% por quilômetro rodado, além de melhorar o desempenho do veículo. Isso significa que a cada dois tanques de combustível, a economia gerada já compensa o valor pago no novo filtro de ar.

Condições da peça

Para saber como estão as condições do filtro de ar, a dica é fazer o teste a olho nu: quando em cor clara está em bom funcionamento e torna-se acinzentado pelo uso excessivo. Os fabricantes, no entanto, condenam jogar jato de ar na peça ou dar uma "batidinha" para limpá-la, pois acabam por danificar de uma vez a peça.

Outro hábito equivocado é associar a substituição do filtro ar com a troca de óleo, pois são sistemas distintos: alimentação de ar e combustível e lubrificação de óleo.

30/08/2007

Ar Condicionado

A HDS não efetua venda direta ao consumidor!
Top of page Top
Desenvolvido por iGRO