Produtos Veículos
ORÇAMENTO0 produtos

Notícias automotivas


COMPARTILHE

QR Code

Visualize em seu smartphone, tablet ou dispositivo móvel com a leitura do QR Code.


Dúvidas? Entre em Contato

QUANDO O NOVO FICA VELHO ANTES DO TEMPO

T- T T+

Divulgação

Agência AutoInforme - Uma montadora relançou esta semana uma série limitada do seu carro de linha com as seguintes mudanças em relação à do ano passado:

"O carro passa a ter frisos laterais na cor preta, em vez de cinza. O painel de instrumentos ganhou anel cromado ao redor do velocímetro e do conta-giros, substituindo o branco."

Pronto: um leve "tapinha" da engenharia e o carro fica "novo".

A propósito, você reparou que a indústria automobilística transformou o adjetivo em substantivo? É verdade: muitos carros incorporaram a palavra "novo" no próprio nome: New Civic, New Fit, Novo Gol, Nova Saveiro, Novo Fiesta, Nova Ranger, Novo EcoSport... da mesma forma que Nova Skin ou Nova York: o novo faz parte do nome do carro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Com isso, o modelo anterior fica velho: é esse o sentimento do dono do carro, afinal ele acabou de comprar um carro "de última geração", de "tecnologia de ponta", moderno, ano 2010, e aparece esse "modelo novo" com um friso preto e transforma o seu carro em "velho". O envelhecimento precoce não é mero sentimentalismo. Comercialmente o carro perde valor com a chegada do "novo"no mercado, mesmo que a diferença entre o novo e o velho seja um friso preto.

A "grande" mudança do Ecosport foi a colocação do logotipo na parte frontal e passou a ser chamado de "novo". O Focus virou novo apenas com uma roda nova e o motor 2.0 flex. E ontem (16) o Corolla virou 2011 sem nenhuma mudança, apenas com um motor 2.0 flex nas versões topo de linha.

É comum a mudança só no documento, e nesse caso o prejuízo do dono do carro "velho" é maior, assim como a sensação de ter sido traído pela montadora na qual depositou a sua confiança.

Aconteceu este ano com o Ecosport, a Saveiro Cross e o Corolla. Todos já são modelo 2011. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Ford, como de costume, exagerou: começou a produzir o Ecosport "novo" dia 1º. de janeiro. A Volks, pelo menos, batizou de 2011 apenas a versão Cross da Saveiro, lançada em fevereiro. E agora a Toyota também mudou o documento do Corolla, cujo "modelo 2011" é exatamente idêntico ao 2010.

A legislação brasileira permite à montadora lançar o ano-modelo do ano seguinte a partir de 1º.de janeiro, portanto essa atitude não é ilegal. Mas certamente os 15 mil cidadãos que compraram o Corolla entre 1º de janeiro e ontem estão se sentindo traídos. O carro moderno, de alta tecnologia, novinho em folha, modelo 2010, que eles acabaram de comprar ficou velho de um dia para o outro.

Na Argentina, a legislação proíbe a mudança do ano-modelo antes de 12 meses, o que permite ao consumidor fazer a previsão e programar a sua compra, sem o risco de uma surpresa. No Brasil a montadora muda o ano modelo quando quiser, deixando o consumidor sempre com o risco de ver o seu carro novo ficar velho de repente.

Joel Leite
joelleite@autoinforme.com.br

31/03/2010

Destaques

A HDS não efetua venda direta ao consumidor!
Top of page Top
Desenvolvido por iGRO