Produtos Veículos
ORÇAMENTO0 produtos

Notícias automotivas


COMPARTILHE

QR Code

Visualize em seu smartphone, tablet ou dispositivo móvel com a leitura do QR Code.


Dúvidas? Entre em Contato

ALGAS SERÃO USADAS PARA PRODUZIR ENERGIA

T- T T+

(WebMotors) – O petróleo ainda deve continuar abastecendo os motores dos carros por muito tempo. Mas apenas metade do petróleo pode ser substituída por álcool, que é o combustível usado para rodar com o carro.

Os outros usos do petróleo, dos derivados, dos óleos, não podem ser produzidos a partir do álcool. O óleo tem o dobro da densidade energética do álcool.Por isso é preciso buscar alternativa para não ficar dependente do petróleo.

Essa é a pesquisa que o Instituto Erac para Combustíveis Renováveis, de Saint Louis, Estados Unidos, está fazendo. A entidade está apostando na alga para a produção de combustível.

Richard Sayre, diretor do Instituto Erac, participou do Congresso Pan-Americano sobre Plantas e Bioenergia realizado em São Pedro, interior de São Paulo, na semana passada.

A pesquisa feita com algas resultaram em dados animadores. As algas produziram 58.700 litros de óleo por hectare de cultivo, dez vezes mais do que o óleo de palma, que foi a segunda colocada. E a produtividade pode ser muito elevada, chegando a 140 mil litros de óleo por hectare.

Além disso, as algas não têm tecidos heterogêneos, como folhas, galhos e raízes, o que facilita um dos maiores obstáculos da obtenção dos biocombustíveis de plantas: a quebra da parede celular.

Outra vantagem apontada pelo pesquisador é o alto teor de óleo das células das algas, que podem apresentar até 50% de lipídios não polares, mais fáceis de serem quebrados, e possuem de 10% a 45% mais energia do que as matérias-primas obtidas de carboidratos.

As algas não são apenas uma boa solução para a produção de combustível, como também para o tratamento de esgoto. Elas são capazes de decompor matéria orgânica. Além da limpeza da água, o cultivo produziria biodiesel e absorveria uma boa parte do CO2 da atmosfera.

A viabilidade na produção de biodiesel através das algas é uma realidade. Hoje é possível produzir biodiesel de algas a US$ 2,00 por galão (o galão tem 3,78 litros). Há três anos o custo era de US$ 100,00. Isto sem qualquer subsídio governamental.
20/08/2010

Sustentabilidade

A HDS não efetua venda direta ao consumidor!
Top of page Top
Desenvolvido por iGRO