Produtos Veículos
ORÇAMENTO0 produtos

Notícias automotivas


COMPARTILHE

QR Code

Visualize em seu smartphone, tablet ou dispositivo móvel com a leitura do QR Code.


Dúvidas? Entre em Contato

RANKING NOTA VERDE É APRIMORADO

T- T T+

Carsale - Conforme prometido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a avaliação dos veículos com base na emissão dos poluentes foi aprimorada e nesta terça-feira (1º) foi apresentada a nova versão do indicador Nota Verde. A listagem divulgada conta com 402 veículos nacionais e importados, fabricados em 2009, e classifica os modelos quanto à emissão de dióxido de carbono e de outros poluentes, por meio de estrelas que podem variar de um a cinco. No critério atual, quanto maior o número de estrelas, mais eficiente é o veículo. Ou seja, tem menor índice de emissão de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (NMHC), óxidos de nitrogênio (NOX) e dióxido de carbono (CO2).

Dos 402 veículos avaliados, vale destacar que os 22 que receberam cinco estrelas possuem motores flex (trabalham com álcool ou gasolina). Outro ponto importante é que os veículos flex já saem na frente neste ranking, uma vez que garantem uma estrela, pois o CO2 liberado é absorvido no processo de cultivo da cana. Entre os 22 veículos considerados pelo ranking como mais eficientes estão algumas versões dos modelos Fiat Idea, Palio, Siena, Stilo, Ford Ka, Chevrolet Prisma, Celta, Citroën C3, Volkswagen Fox e SpaceFox. Já os que conquistaram menos estrelas, foram os carros movidos a gasolina e com motores mais potentes, acima de 2.0. Entre eles estão os modelos Mitsubishi Outlander, Pajero, L200 Triton, Citroën Berlingo, C4, Xsara Picasso, Picasso, Peugeot 407, e Volkswagen Jetta e Jetta Variant.

Segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, esta nova forma de avaliação foi bastante debatida por um grupo de trabalho formado pelo MMA, Ibama, Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Unica (União da Indústria de Cana de Açúcar) e Petrobras. "O ranking atual obteve mais consenso que o primeiro e está mais claro para o consumidor", destacou, Minc. Ainda de acordo com o ministro, no próximo ano, alguns outros aprimoramentos devem ser feitos, como a inclusão de motos e caminhões.

Para acessar o site do MMA e verificar a nova listagem clique aqui

Acompanhe o caso
Em setembro deste ano, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) lançaram duas ferramentas que, em princípio, possibilitavam verificar os níveis de gás carbônico e de outros poluentes emitidos por veículos 2008 de passeio: a Nota Verde e o Indicador de CO2.

Porém, em razão de discussões de diversos setores sobre o critério utilizado na classificação dos veículos, o MMA decidiu aprimorar a forma de divulgação e propor uma metodologia que "permita o perfeito entendimento do uso de combustíveis renováveis quanto às emissões de gases do efeito estufa".
04/12/2009

Sustentabilidade

A HDS não efetua venda direta ao consumidor!
Top of page Top
Desenvolvido por iGRO